A COMUNIDADE

- NIRVANA STUDIOS -

O CENTRO CULTURAL ALTERNATIVO

Antigo quartel militar dos anos 40, comprado em Dezembro de 2003 pela companhia de teatro nómada Custom Circus para albergar a sua estrutura cénica e técnica, alojar a troupe e a sua caravana de 30 veículos teatrais.

 

Nesta propriedade enigmática os Custom Circus também visavam a criação do 1º Centro Cultural Alternativo Português, uma comunidade autónoma para os artistas independentes, estéticas vanguardistas e subculturas do mundo do espectáculo. Mas como o espaço estava totalmente em ruínas, tal empreendimento parecia inalcançável.

Contudo, o futuro veio provar o contrário e graças à perseverança da troupe, ao apoio do público, dos seguidores e à coragem dos colectivos artísticos que foram aderindo à causa, a comunidade Nirvana Studios tornou-se realidade.

 

Recorrendo a técnicas de arquitectura upcycling e com o objectivo de preservar o património arqueológico-industrial-militar do espaço, a reconstrução das infraestruturas e paióis destruídos foi levada a cabo pelos próprios Custom Circus que, entre tournées e temporadas, foram criando estúdios multiusos, ateliers, salas de ensaio e de espectáculos, interligando toda a arquitectura com cenários surreais oriundos dos seus shows.

 

Fábrica de tendências criativas com mais de 200 bandas só no projecto Band Box, e oásis para artistas independentes nas áreas do teatro, dança, performance, artes plásticas, cinema, Tv, design e multimédia, também aderiram a esta comunidade colectivos dedicados aos desportos extremos, artesãos, motoclubes, restauradores, clubes de clássicos e movimentos eco-direccionados.

 

Para além dos espectáculos dos Custom Circus (cerca de 600 shows realizados em casa entre 2004 e 2018) a Nirvana Studios também acolhe, apoia e gere anualmente dezenas de eventos com cruzamentos transdisciplinares e disponibiliza as suas zonas comuns de 30.000m2 outdoor para eventos conceptuais, activistas e desportivos.

 

Os Nirvana Studios são visitáveis 365 dias por ano para quem queira ver os seus 3 hectares dedicados à cultura alternativa.

 

Saiba mais em  www.nirvana.pt/mapa 

- ESPAÇOS & projectos -

by Nirvana Studios © 2018